O que é?
A Quixó Produções nasceu em 2010. O desejo de experimentar, criar e compartilhar logo atraiu jovens colaboradores e sem grandes pretensões, começaram a inscrever seus curtas em festivais. Um deles, premiado no Festival do Minuto em 2011, possibilitou a compra dos primeiros equipamentos da produtora — um marco que impulsionou novas criações e desafios.
O amadurecimento veio cedo. Em 2012, nasceu o documentário “Cine Belas Artes – Consolação, 2423”, dirigido por Luan Cardoso. Realizado com equipamentos simples e financiado com o dinheiro que o diretor, ainda estudante do ensino médio, ganhava vendendo algodão-doce aos fins de semana, teve repercussão significativa. Exibido em instituições como a PUC-SP, CEU Jaçanã e a mostra paralela do Festival de Havana em Cuba, tornou-se referência nos debates sobre o patrimônio histórico e cultural da cidade, contribuindo ativamente para a reabertura do Cine Belas Artes em 2014.
Veja nossa história até aqui:
Em 2014, a Quixó foi contemplada pelo Programa VAI da Prefeitura de São Paulo, viabilizando “Identidades” primeiro curta com orçamento público. A produção permitiu a ampliação do olhar estético e técnico do grupo. Como contrapartida, foi oferecido um curso de audiovisual na ETEC das Artes da Zona Norte de SP, que resultou no média-metragem colaborativo “Críticos Momentos”, realizado por 30 jovens participantes das oficina.
No ano seguinte, a Quixó voltou a ser selecionada pelo VAI, desta vez para desenvolver uma oficina voltada à direção cinematográfica, que ofereceu um panorama da linguagem audiovisual. A ação impactou mais de 70 jovens da periferia paulistana, gerando três curtas-metragens. O projeto cresceu, tornando-se um curso recorrente entre 2016 e 2018, em parceria com o núcleo Teatro da Rotina, dirigida pelo ator global Leonardo Medeiros e passou a integrar a programação do Museu da Imagem e do Som (MIS-SP) por meio do programa Pontos MIS em 2018, alcançando mais de 90 cidades do interior paulista.
A partir de 2014, já formalizada como produtora, a Quixó passou a concentrar sua atuação na produção de conteúdo audiovisual para a cena musical brasileira. Com sensibilidade artística e rigor técnico, realizou clipes, mini-docs, registros fotográficos, lives e web séries para grandes nomes como Arnaldo Antunes, Zeca Pagodinho, Hermeto Pascoal, Maria Gadú, Jards Macalé, Juçara Marçal, Ná Ozzetti, Alessandra Leão, Lenine, Alaíde Costa, Tom Zé, Fafá de Belém, Daniel entre muitos outros — consolidando sua presença na intersecção entre música, imagem e memória.
Em 2017, a produtora iniciou dois longas independentes realizados com recursos próprios:
- “Precárias e Resilientes” (2021), documentário com roteiro de Ana Souto sobre os desafios enfrentados pelas mulheres brasileiras. O filme circulou por sete festivais internacionais, como o Documental – L’Amérique Latine Par L’Image (França), Kultura Kon (Angola), MICINE (Nordeste do Brasil), e o Latino Film Market (Nova York, EUA).
- “Ménage – O Filme” (2022), primeira ficção da produtora que aborda os bastidores dos escândalos de figuras públicas. Selecionado para mais de 20 festivais (como Fantaspoa, Rio Fantastik e Lisbon CineFest) e vencedor de 24 prêmios, incluindo Melhor Filme, Direção, Roteiro, Elenco e Trilha Sonora (por Kiko Dinucci e Rodrigo Campos), o longa estreou comercialmente em 2022 em 14 salas de cinema em 12 cidades do Brasil.
Entre 2018 e 2020, a Quixó desenvolveu em parceria com a banda pernambucana Mombojó o projeto híbrido “Deságua” (2021): uma obra transmídia dividida em nove episódios que misturam ficção e clipe musical. A produção envolveu artistas como Lenine, Guilherme Arantes, Sofia Vaz e Hervé Salters (General Elektriks) e foi exibida pelo canal Music Box Brazil e pela plataforma BB Play e Amazon Prime.
No campo da TV, a Quixó coproduziu o especial “Zeca Pagodinho e os Batuqueiros e Sua Gente” (2021), exibido pela TNT América Latina com excelente desempenho de audiência (2.1 milhões de espectadores). Em 2019, também esteve à frente da produção do especial “Luiz Vieira – 90 Anos”, exibido pelo Canal Brasil, com participações de grandes nomes da música brasileira.