Luan Cardoso - Diretor e Fotografo

_I2A8686_edited.jpg

       Atualmente com 26 anos, Luan Cardoso é o responsável pela criação do coletivo de cinema “Quixó Produções” fundado em 2010. Desde lá, já realizou mais de 100 trabalhos como Diretor de Fotografia, dirigiu e fotografou 12 curtas, mais de 40 videoclipes e diversas web séries documentais.

 

     Na música, trabalhou criativamente com diversos artistas importantes como João Donato, Ná Ozzetti, Juçara Marçal, Jards Macalé, Ednardo, Alessandra Leão, Mombojó, Lenine, Salomão Soares, Alaíde Costa, Hermeto Pascoal, Vitor Araujo, Fafá de Belém, Manu Maltez, Toninho Ferragutti, Filipe Catto, Ayrton Montarroyos, Rodrigo Campos, Kiko Dinucci, Romulo Fróes, Metá Metá, Tom Zé, Siba Veloso, Vicente Barreto, Maria Alcina, Ângela Maria, Agnaldo Timóteo, Benjamim Taubkin, Ricardo Herz, Nelson Ayres e muitos outros.

    Duas vezes ganhador do Programa VAI (Programa de Valorização a Iniciativas Culturais)- 2014 e 2015, realizou oficinas de cinema para jovens em equipamentos públicos da Zona Norte de São Paulo como o CCJ Ruth Cardoso e o CEU Jaçanã. Tal projeto de aulas teóricas e práticas sobre direção, desde 2018 segue em parceria com o Museu da Imagem e do Som através do programa Pontos MIS que atende mais de 90 cidades do interior do Estado de SP.

     Em 2017, com apenas 22 anos, Cardoso encabeçou a realização do documentário de longa metragem “Precárias e Resilientes” sobre a gritante precariedade que recai sobre mais da metade da população brasileira - que é feminina. O longa tem roteiro de Ana Souto e está em processo de finalização. Rodado também em 2017 o primeiro longa-metragem ficcional realizado por Luan Cardoso - “Ménage”, coloca em foco escândalos protagonizados por figuras públicas e a dimensão patológica da masculinidade tóxica presente nas figuras de colarinho branco que estão fora dos grandes holofotes da mídia. Selecionado para mais de 15 festivais ao redor do mundo, ganhou 16 prêmios entre eles “Melhor Filme, Direção, Roteiro, Edição, Trilha Sonora – para Kiko Dinucci e Rodrigo Campos - e Atores - para Vinicius Ferreira, Francisco Gaspar e Lino Camilo. Entre os festivais que o filme foi exibido estão o "XVII Fantaspoa", o "8º Festival de Cinema de Caruaru", o "5º Rio Fantastik Festival de 2020", "Inhapim Cinefest" o Grego "Athens International Monthly Art Film Festival" de 2021 e o "Festcimm - Festival de Cinema no Meio do Mundo". Em parceria com a distribuidora paulista Lira Filmes, "Ménage" chega às telas no segundo semestre de 2021.